Palavra Pastoral
Fortificando os muros da Graça
Graça e Paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo vos seja ministradas!
Neste tempo em que estamos às palavras do apostolo Paulo ao seu filho na fé Timóteo nos leva a concluir que necessitamos considerar as coisas antigas e os ensinos sagrados...
No mundo de turbulência e desafios as palavras apostólicas ainda soam como profecia e advertência;
Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus (2° Tm 2.1).
O conselho do apostolo Paulo era que Timóteo fosse fortalecido e fortalecido em um favor sem igual, não merecido. A única maneira de vencermos o mundo turbulento e as adversidades desta vida é se fortalecendo em um favor especial; Esse favor especial refere-se à graça, um favor e Deus não merecido por nós. A graça traduz todo o amor e favor divino pela humanidade, por ela somos salvos (Ef 2.8,9) e assim como por ela somos salvos, também, por ela devemos viver como estar escrito em Colossenses 2.6,7;
Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como foste ensinados, crescendo em ação de graças.
Viver pela graça é confiar inteiramente em Cristo e no seu grandioso poder, é desta forma que os verdadeiros seguidores de Cristo conseguirão impactar este mundo corrupto e ferido, quando a Igreja do Senhor descobrir a maturidade e ainda assim permanecer confiante no poder do seu Cristo, ai sim, será capaz de formar discípulos idôneos e bem estruturados na verdade para que assim também forme em outros o caráter de Cristo Jesus.
O inicio da vida cristã se dá no momento em que uma pessoa recebe a Cristo como Senhor de sua vida e isso não é maturidade e sim o inicio de uma longa e trabalhosa jornada de fé, logo depois desse 1° passo da vida cristã segue-se o grande desafio de continuar a seguir a sua liderança sendo n’Ele arraigados e edificados dia após dias. Esse é o processo do crescimento espiritual, e é nesse processo que o crente fortalece o seu caráter e a sua fé, por isso o conselho apostólico é notório; tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.
Nesse processo de crescimento espiritual o cristão aprende que o seu Senhor estar interessado em compartilhar com ele as suas maravilhas ao mesmo tempo em que se interessa em ajudá-lo nas adversidades que este encontrará no seu cotidiano. O verdadeiro cristão deve aprender desde o inicio da fé a batalhar pela conquista da sua crença e do seu novo método de vida. E uma desta batalha é pela defesa da sua fé e liberdade autentica em Cristo;
Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; porque n’Ele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. (Cl 2.8,9)
O estar fortalecido de II Tm 2.1, é estar pronto, revigorado e revestido no poder do Cristo para a defesa da sua fé e da posição que agora em Cristo ele alcançou, não se deixando levar por aqueles que na verdade não permanecem (Sl 1.1-6); não se deixando ser conduzido com loucuras e vãs contendas que surgem entre alguns que acham ser donos da verdade e possuidores do entendimento (Tt 3.8-11); e não se embaraçando com as abrolhas desta vida, mas antes, guerreando como um bom soldado de Cristo (2° Tm 2.3-5).
O favor não merecido na cruz do calvário nos permite desfrutar de perdão, redenção, reconciliação para com Deus e com os homens e justificação (Rm 8.1,2, 10,11), e agora uma vez livres pela morte crucial de Cristo na cruz do calvário, também por ela (sua morte) e por sua ressurreição recebemos o direito do perdão e favor e esse favor nos permite estar fortificados e assim sendo, ninguém há que possa apropria-se daqueles que recebem a Jesus Cristo como Senhor de suas vidas, nem na terra, nem abaixo da terra e nem ainda acima da terra; acerca disso estar escrito em Colossenses 2.12-17;
Sepultados com Ele no batismo, n’Ele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos.
E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircucisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contraria, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
A graça nos deixa isentos da condenação e de qualquer julgo seja ele humano ou mesmo espiritual, por meio da graça salvadora galgamos uma posição privilegiada em nosso Senhor Jesus Cristo. O fortificar também é estar revestido do poder do nosso Senhor para não perdermos a tão bem-aventurada posição que por Deus nos foi confiada, mas esta graça, este favor não merecido não nos sobrecarrega de fardo pesados para que não possamos levar; mas nos reveste de poder para que assim consigamos manter em integridade a nossa vida e a conduta de um verdadeiro servo de Jesus que é um padrão de vida honesta e pura diante tanto dos homens como de Deus.
Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado a destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, também vós vos manifestareis com ele em gloria.
Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; nas quais também, em outro tempo, andaste, quando viveis nelas.
Mas, agora, despojai-vos trambem de tudo: da ira, da cólera, da malicia, da maledicência, das plavras torpes da vossa boca.
Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. (Cl 3.1-11)
Verdadeiramente fomos chamados, amados, perdoados, confirmados e revestidos...
Neste tempo o Senhor Deus está levando um exercito de fortificadores na sua graça e você querido (ã) irmão (ã) faz parte do numeroso exército, seja bem vindo entre aqueles que “fortificam os muros da graça”.
Em Cristo;
Pr. Alex Alves